Castelos na Escola

Os 45 castelos construídos, em grande parte com materiais recicláveis, pelos alunos do 5.º e 6.º anos, do Agrupamentos de Escolas de Fornos de Algodres, na Guarda, assinalam o Dia Nacional de Castelos, que se celebra no dia 7 deste mês.
As garrafas de plástico, os cartões, o papel de alumínio, as pedras, os papéis diversos, os cortes, os recortes, as pinturas, dão cor às torres de menagem, às bandeiras nacionais, às ameias e a outros elementos constituintes das fortificações que adornam o átrio da escola sede. A criatividade misturada com empenho dos mais novos permitem a toda a comunidade educativa realizar uma viagem ao passado não ignorando a contemporaneidade.
Os alunos com idades entre os 10 e 12 anos trabalharam em colaboração com os seus familiares para a construção de um castelo, promovendo de forma idiossincrática a cultura nacional.
A iniciativa partiu da substrutura de História e Geografia da escola. Começa a ser uma tradição no Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres assinalar a efeméride com a envolvência dos alunos em atividades de cariz prático.
O Dia Nacional dos Castelos foi instituído em 1984 e foi oficialmente fixado há vinte e dois anos. O objetivo é promover a reflexão e a valorização deste património fortificado.
A exposição está patente no átrio da escola sede e posteriormente quer adultos quer crianças poderão visitá-la num local central da Vila de Fornos de Algodres.
No próximo ano, o Dia Nacional dos Castelos será comemorado de forma peculiar, tendo sempre presente a participação dos alunos.